Os líquidos são substâncias que assumem a forma do recipiente que os contém. Eles podem variar desde a água até produtos químicos altamente corrosivos ou inflamáveis. Estes líquidos ocasionalmente podem ser derramados e dependendo de sua composição apresentarem perigos no manuseio. Dentre os perigos estão o de inflamabilidade já que líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo diesel, solventes orgânicos, entre outros, podem pegar fogo facilmente quando expostos a uma fonte de ignição. O derramamento involuntário desses líquidos pode resultar em incêndios, explosões e contaminações do solo. Estes líquidos também podem apresentar corrosividade e toxicidade, causando danos à saúde se inalados, ingeridos ou absorvidos pela pele. Além disso, o derramamento de líquidos tóxicos ou contaminantes pode causar danos graves ao meio ambiente, contaminando solos, águas subterrâneas e superficiais, e afetando a vida selvagem e os ecossistemas. Por isso, é essencial adotar medidas para garantir a segurança das pessoas envolvidas no processo de transporte, evitando riscos à vida, além de proteger os bens materiais envolvidos nesta operação. Há alguns cuidados que devem ser tomados para que se tenha segurança, um deles é garantir que os operadores e demais trabalhadores utilizem EPIs adequados para evitar possíveis contaminações, queimaduras e alergias ao manusear os produtos químicos. Outro cuidado importante é que os líquidos devem ser transportados em recipientes especialmente projetados para o tipo de líquido em questão. Os recipientes devem ser resistentes o suficiente para suportar as condições de transporte e evitar vazamentos. Um exemplo clássico e bastante robusto para este tipo de transporte é o uso de bombonas de PEAD. Esse material é resistente, versátil, econômico e sustentável. Durante o transporte, os recipientes devem ser claramente rotulados com informações sobre o conteúdo, instruções de uso e quaisquer precauções especiais que possam ser necessárias. Os caminhões utilizados para o transporte devem ser específicos e devem atender aos requisitos de segurança e ter sistemas de contenção adequados para evitar vazamentos.
Por fim, em caso de acidentes, deve haver um plano de ação eficaz para a mitigação de danos após acidentes graves. Isso inclui neutralização de substâncias derramadas, primeiros socorros e assistência médica.
Seguindo estas precauções é possível reduzir os riscos associados ao transporte de líquidos e garantir que seja feito de forma segura e eficiente.
E a sua empresa, como está fazendo o transporte dos líquidos? Você já conhece o portifólio de bombonas da empresa Praxis?
Para orçamentos e maiores informações acesse: https://praxisembalagens.com.br/produtos/
Deixe um comentário