O plástico é um material versátil feito de compostos sintéticos ou semissintéticos, derivados principalmente de produtos petroquímicos ou substâncias como celulose ou amido. Sua plasticidade permite que seja moldado, extrudado ou prensado em vários formatos. Os plásticos são leves, duráveis, flexíveis e baratos de produzir, o que levou ao seu uso generalizado em itens do dia a dia e aplicações industriais. Eles podem ser classificados em diferentes tipos com base em suas propriedades e usos.
Os plásticos apresentam inúmeros benefícios, tais como longa vida útil, já que muitos plásticos podem ser reutilizados e têm uma vida útil igual ou maior do que outros materiais. Por exemplo, tubos de PVC bem feitos podem durar até um século, e plásticos de construção civil duram em média 35 anos de uso. Eficiência de espaço em aterros sanitários, que, embora os plásticos levem tempo para se decompor, eles ocupam um espaço mínimo em aterros sanitários em comparação com outros itens metálicos, por exemplo. Outra vantagem é que os plásticos não produzem metano durante a sua decomposição, bem como fornecem uma maneira segura de transportar vários itens. Por fim, os plásticos apresentam várias opções de gerenciamento de resíduos, incluindo reciclagem e reaproveitamento.
O plástico não é inerentemente um inimigo, mas nossa mentalidade de uso único e desperdício excessivo representam ameaças. Portanto, é preciso repensar os hábitos e adotar alternativas de reuso e reciclagem deste material, para que tenhamos um futuro mais sustentável ambientalmente.
Você sabia que a Praxis fabrica e comercializa bombonas plásticas que após o primeiro uso podem ser reutilizadas e recicladas de maneira simples e ambientalmente amigável?
Para mais informações, acesse: Produtos – Praxis Embalagens
Deixe um comentário