O termo “plástico” é usado para descrever uma vasta gama de materiais compostos de polímeros. Esses polímeros podem ser feitos por extrusão, moldagem por injeção, formação a vácuo e compressão para formar fibras, folhas finas e outros objetos específicos.
Os plásticos apresentam um ótimo perfil sustentável, já que apenas 4% da produção mundial de petróleo é utilizada para a sua produção; e o gasto energético é menor para produzi-lo em comparação com alguns outros materiais. Os plásticos possuem boa durabilidade e são leves o que os fazem ótimos materiais para serem utilizados na confecção de carros, aeronaves, embalagens (como bombonas e frascos) e tubulações. Após o encerramento da vida útil do plástico ele pode ser reciclado. Essa reciclagem pode ser mecânica, química ou energética. A reciclagem mecânica é a mais comum delas. Ela é baseada na transformação dos plásticos em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como mangueiras, embalagens, peças automobilísticas, entre outros. Já a reciclagem química ocorre pelo reprocessamento dos plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade. Por fim, a reciclagem térmica é aquela que transforma o plástico em energia térmica e elétrica, através da incineração, permitindo o aproveitamento do poder calorífico armazenado nos plásticos. Esse tipo de reciclagem permite que os plásticos sejam aproveitados como combustível.
Mas a grande questão é: Como a reciclagem de plástico ajuda o meio ambiente?
Existem algumas maneiras pelas quais a reciclagem de plástico torna o mundo mais sustentável. Uma das maneiras é na conservação de energia, já que a reciclagem consome menos energia do que a produção de polímeros novos e virgens. A redução da demanda por matérias-primas é uma outra maneira de tornar a reciclagem do plástico sustentável. A reciclagem de plástico reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas, pois reutiliza o que já foi processado e protege os recursos naturais. Isto pode ajudar a reduzir as emissões de gases que retêm calor na atmosfera. A reciclagem também promove a redução do consumo de combustíveis fósseis bem como promove a redução de emissões de CO2, pois a produção de novos plásticos aumenta as emissões de CO2 e de outros gases que contribuem para o efeito estufa. Um outro ganho ao promover a reciclagem do plástico é a redução do uso de aterros, uma vez que, se mais plásticos estão sendo reciclados, menor a quantidade de plástico destinada aos aterros sanitários. Outro benefício é que menos plásticos em aterros significam menos emissões de gases comuns, como CO2 e metano. Ambos os gases causam danos ambientais. E, por fim, tem-se a promoção de um estilo de vida sustentável, já que a reciclagem de plástico promove todos os benefícios já citados anteriormente. A Praxis, como uma empresa sustentável, promove a reutilização e reciclagem dos plásticos.
Produtos do portfólio da Praxis
E você, já conhece as bombonas e frascos plásticos do portfólio da Praxis?
Para maiores informações e solicitações de orçamento acesse: https://praxisembalagens.com.br/produtos