O que é PEAD?

O Polietileno de alta densidade, também conhecido como PEAD, é um polímero termoplástico feito de petróleo. O PEAD é conhecido por sua excelente resistência à tração, elevado ponto de fusão, baixo custo e boa resistência mecânica. O PEAD é resistente a ataques microbianos, resistindo a mofo, bolor e apodrecimento, tornando-o um material ideal para tubulações subterrâneas usadas no abastecimento de água. Duradouro e resistente às intempéries, o PEAD pode ser esterilizado por fervura, o que o torna um material muito útil para a produção de recipientes de alimentos e bebidas. Além disso, o PEAD pode suportar a maioria dos ácidos e bases minerais fortes e tem excelente resistência aos produtos químicos naturais. Ademais, o material é impermeável à maioria dos produtos químicos comuns, água, solventes, ácidos, detergentes e fluidos de limpeza. Este polímero possui excelente maleabilidade e moldabilidade e graças a um alto ponto de fusão, o PEAD permanece rígido até temperaturas muito altas. Contudo, uma vez atingido o seu ponto de fusão, o material plástico pode ser moldado de forma rápida e eficiente para utilização na variedade de aplicações já mencionadas neste texto. Assim, este polímero pode ser amplamente utilizado para a produção de bombonas plásticas. O PEAD é excelente para aplicações de moldagem por sopro, principalmente recipientes de alimentos e bebidas, porque não penetra no conteúdo das garrafas. É ótimo para a produção de brinquedos, pois é resistente aos raios UV, o que ajuda a manter os brinquedos resistentes aos efeitos nocivos e descolorantes dos raios. Este polímero também é muito útil para a produção de recipientes para produtos químicos, pois a sua resistência química o torna ótimo para armazenamento de xampu, condicionador, produtos de limpeza doméstica, óleo de motor, etc. Por fim este material é bastante promissor nos sistemas de tubulação, já que resiste a altas temperaturas, intempéries e raios UV.

O mercado mundial de PEAD é vasto, com um volume de mercado de cerca de 30 milhões de toneladas por ano. Assim, considerando o grande volume de plástico que usamos no dia a dia, um dos fatores mais importantes na hora de decidir sobre um material é em relação a sua reciclagem. Felizmente, o plástico PEAD é facilmente reciclável, ajudando a manter estes produtos que são biodegradáveis fora dos aterros, ao mesmo tempo, em que ajuda a reduzir a produção de plástico. O PEAD, assim como muitos polímeros plásticos, é produzido utilizando quantidades consideráveis de combustíveis fósseis e são necessários um total de 1,75 kg de petróleo para fabricar apenas 1 kg de PEAD. Assim, a sua reciclagem se torna ainda mais importante.

Há estudos que demonstraram que o PEAD pode ser reciclado pelo menos 10 vezes. Nesses estudos constatou-se que as técnicas de moldagem por injeção e trituração de plásticos não alteram as propriedades do material durante todo o período de reutilização. Como recipientes plásticos têm uma vida útil de cerca de 10 a 20 anos, se assegura uma disponibilidade de material para produção sustentável a partir do mesmo plástico em torno de 100 a 200 anos.

Você viu como é importante a utilização de produtos contendo materiais duráveis e recicláveis?

Produtos do portfólio da Praxis

E você, já conhece as bombonas e frascos de PEAD do portfólio da Praxis?

Para maiores informações e solicitações de orçamento acesse: https://praxisembalagens.com.br/produtos